quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Conheça o museu criado por um garoto de 10 anos em memória a Luiz Gonzaga








Pedro Lucas criou um espaço com mais de 100 objetos para reproduzir a vida e a obra do Rei do Baião






Em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE). Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutria por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião, na casa em que sua falecida bisavó morava, vizinha à dele.

Três anos depois, o espaço na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino, reúne cerca de 100 objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu. Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos. Além de vinis do artista, o museu exibe sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios, partes do universo cantado por Luiz Gonzaga. 


Não são só os objetos que recriam a vida e a obra de Luiz Gonzaga. Pedro Lucas observa que a casa da bisavó poderia muito bem a "sala de reboco" que Gonzagão cantava ser palco da dança com o seu "benzinho". Os bens exibidos no museu são fruto de doação de conhecidos.


A paixão pela música de Luiz Gonzaga vem de quando ele tinha cinco anos. Em uma festa de São João na escola, Pedro Lucas conta ter ouvido “Numa Sala de Reboco” e ter gostado tanto da música que passou a cantá-la frequentemente. Uma tia dele viu o gosto pela música e presenteou-o com um CD de Luiz Gonzaga.

Confira um tour no museu feito pelo próprio Pedro Lucas:


FONTE: http://www.opovo.com.br/app/ceara/crato/2016/01/14/notcrato,3561545/garoto-de-10-cria-museu-em-homenagem-a-luiz-gonzaga-no-crato.shtml


Um comentário:

  1. Bom dia!

    Como consigo entrar em contato com o Sr. para discutirmos a respeito de um projeto que tenho para a cidade de Itapipoca que está em fase final e preciso de informações sobre os pontos turísticos da cidade?

    Através de qual email posso lhe contatar?

    ResponderExcluir